MISSÃO
A nossa missão consiste em promover as condições ideais para permitir o desenvolvimento de processos organizacionais que visem satisfazer os interesses dos nossos parceiros, empresas e outras entidades, de modo a que estes possam atender às expectativas dos seus clientes e beneficiem de uma reputação credível e de confiança, partilhando princípios e valores que se enquadrem numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.
PRINCÍPIOS E VALORES
A sua filosofia de atuação baseia-se nos princípios que se seguem:
Saber – O saber está no centro do processo relacional. É responsabilidade da ComMark desenvolver nos seus membros a cultura científica que permite compreender, tomar decisões e intervir sobre as realidades naturais e sociais no mundo. Toda a ação deve ser sustentada por um conhecimento sólido e robusto.
Aprendizagem – As aprendizagens são essenciais no processo relacional. A ação da Com Mark promove intencionalmente o desenvolvimento da capacidade de aprender, base da educação e formação ao longo da vida.
Inclusão – A ação da ComMark” é para todos, sendo promotora de equidade e democracia. Agrega uma diversidade de membros tanto do ponto de vista socioeconómico e cultural como do ponto de vista cognitivo e motivacional. Todos os membros têm direito ao acesso e à participação de modo pleno e efetivo em todos os contextos relacionais.
Sustentabilidade – A ComMark contribui para formar nos seus membros a consciência de sustentabilidade, um dos maiores desafios existenciais do mundo contemporâneo, que consiste no estabelecimento, através da inovação política, ética e científica, de relações de sinergia e simbiose duradouras e seguras entre os sistemas social, económico e tecnológico e o Sistema Terra, de cujo frágil e complexo equilíbrio depende a continuidade histórica da civilização humana.
A ComMark baseia a sua ação nos valores que se seguem;
Responsabilidade e integridade – Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.
Excelência e exigência – Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à superação; ser perseverante perante as dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros.
Curiosidade, reflexão e inovação – Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.
Cidadania e participação – Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor.
Liberdade – Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.